terça-feira, 18 de dezembro de 2012

O perfeito é imperfeito.

É preciso desenvolver uma casca grossa para enfrentar tantas críticas e viver numa sociedade onde a beleza física é padronizada. Só que a inteligência chama mais a atenção do que um corpinho bonitinho e um sorrisinho maroto. E que infelizmente muitos só percebem isso depois que amadurecem, e olha que alguns morrem sem ao menos perceberem.
Lembro dos meus 13 anos, onde o complexo me domava. É, eu sofria o chamado 'bullying' na escola. Até uns tapinhas na cara eu levei das minhas próprias mãos por tantos defeitos. Mas tudo bem, adolescentes são babacas, maldosos e te colocam para trás. Mas daí aos 15, rebelde do jeito que era, mandei todos para o inferno e comecei a ser feliz. Hoje é até engraçado lembrar dessas coisas.

Analisando o comportamento de algumas pessoas nas redes sociais, vemos que elas fazem de tudo para mostrar a perfeição, a riqueza e a felicidade de dar inveja. Altos amigos, altas risadas e altas bebedeiras. É tudo muito lindo, sem problemas e sem chororô. Mas cadê a pessoa, em carne e osso, que está por trás disso? É claro que tem várias pessoas por aí que não têm problemas, mas queremos ver e conhecer pessoas que parecem reais. Aquelas que podemos tocar, abraçar, conversar, dar e receber conselhos numa cama como dois seres normais, e deixar até umas lágrimas rolarem, sejam de tristeza ou alegria. E queremos pessoas que aceitem nossos defeitos, sem críticas, sem julgamentos.

Eu gosto da imperfeição nas pessoas. Uma que a perfeição não existe e se existisse seria um tanto cansativo. Outra que a perfeição só está nos personagens de TV, ou seja, uma ilusão. Tudo bonitinho, tudo legal, sem quebrar nenhum copo. Isso é chato. O interessante é irmos descobrindo os defeitos, como um ronco, como um dedo torto, um mal hálito ao acordar, um cabelo branco, um jeito desajeitado, uma timidez, uma sensibilidade, alguns resmungos e até uma chatisse de vez em quando. A imperfeição é tão fascinante que nos deixam perfeitos. São características. Ninguém precisa ser muito bonito para ser legal e muito menos muito legal para ficar bonito. Cada um tem a sua beleza e suas imperfeições, que admiradas, podem nos tornar pessoas incríveis e inesquecíveis.

7 comentários: